segunda-feira, 28 de março de 2011

"Café com Idéias". Um novo quadro no Jornal Vera Cruz

Desde o dia 16 de março, um novo quadro está fazendo parte do Programa Jornal Vera Cruz 1ª Edição pela Rádio Vera Cruz. Trata-se do "Café com Idéias", que realizamos todos as manhãs no horário das 7:20 horas. No quadro, a cada dia, entrevistamos uma liderança da comunidade questionando sobre o desenvolvimento municipal. O programa visa ouvir a visão das lideranças locais sobre o desenvolvimento de Horizontina. A pergunta principal é: Por onde passa o desenvolvimento local, na sua visão? Até o momento já participaram do programa, o empresário Luiz Maia, o secretário do STR de Horizontina Dari Edson Conti, o Conselheiro Tutelar e taxista Cezar Castro, o presidente da Comissão Central da Feintech/Mapic Dionir Bianchi, o presidente da Aciap Kleryston Segatt e o vice presidente da Aciap e presidente da Escola Especial Helmuto Simm, empresário Gilmar Quintiliano. Confira o que foi dito no programa:

GILMAR QUINTILIANO
Para ele, o desenvolvimento das pessoas primeiro passa pela cabeça das pessoas, o fato de querer fazer algo pela comunidade ou pelo município. QUINTILIANO disse que há cada quatro anos, quando troca a administração municipal, faz um planejamento estratégico, daqui quatro anos outro prefeito faz um novo planejamento, ou seja, não se tem uma definição, uma prioridade, ou uma linha de trabalho específica. Horizontina, segundo ele, deve ser pensada para 18, 20, 30 anos e estas dor de cotovelo que se percebe, de cada partido, é que não deve existir, porque a partir do momento que um projeto for planejado, deve ter sequência. Conforme QUINTILIANO, é preciso existir uma pauta aonde políticos, empresários, pessoas da comunidade, se reúnam e discutam o grande projeto, seja ele, na industria, comercio, ou fomento a agricultura.

KLERYSTON SEGGAT
Para KLERYSTON SEGATT, o desenvolvimento passa pelas pessoas, sendo o serno de tudo, como é realizado na Associação Comercial, na caminhada que tem. KERYSTON disse que busca bastante cursos de aperfeiçoamento, pois é através deles que se muda um pouco a cultura das pessoas. KLERYSTON lembrou da própria palestra proferida na Fahor, pelo Dr. PAIVA, que trouxe dados técnicos, que apontam o desenvolvimento da região e que da indicativo dos caminhos a serem seguidos no futuro. Conforme KLERYSTON, PAIVA fez uma abordagem interessante quanto a cerca do leite, a partir de visita a diversos paises, como Nova Zelândia. Para o presidente da Aciap, é muito importante que o município tem a industria metalmecânica, mas ela desenvolve em níveis gerais menos, do que desenvolveria um setor bastante fortalecido, como o leite, em nível de renda para pessoas que moram nas propriedades. Disse que Dr. PAIVA apontou que o Brasil está sendo a bola da vez na questão do leite e isso tem que ser aproveitado para os próximos anos. KLERYSTON SEGATT expôs que no desenvolvimento tudo é questão cultural, pois precisa de estudos técnicos, precisa dos apoios, como a Fahor que obteve nota 4 no Curso de Ciências Econômicas, descobrindo ferramentas para conseguir diversificar o município, não podendo ficar atrelado a industria que tem em Horizontina. Recentemente representantes da Aciap realizaram uma visita ao município de Lagoa Vermelha, que segundo KLERYSTON, teve por objetivo fazer visita in loco, a uma agencia de desenvolvimento. Na Aciap, conforme o presidente, foi criada uma Comissão para fazer estudo de agencia de desenvolvimento, para avaliar se a realidade deles é a mesma daqui, se se aplicaria o processo pelo menos em parte aqui e a partir daí seguirão várias tratativas com o Poder Público Municipal, para ver se há viabilidade neste sentido.

DIONIR BIANCHI
Para o empresário DIONIR BIANCHI, o desenvolvimento passa pelas pessoas que estão, que estiveram e que passaram por Horizontina. Segundo BIANCHI, o desenvolvimento precisa se sobrepor aos interesses individuais através dos objetivos coletivos da comunidade, e a partir daí se estará promovendo o crescimento do município e região. Conforme ele, seria preciso defender mais, de forma coletiva, todos estes grupos de pessoas, pois existe uma entidade X, que puxa para situação A, entidade B que puxa para situação B. Na sua avaliação, quando tem governo, tem governo, quando tem ações para serem tomadas é preciso tomar estas ações de forma coletiva, independente de partido, de entidades, e se for para desenvolver, precisa ser de fato feito o desenvolvimento. DIONIR BIANCHI disse que falta mais iniciativa coletiva, pois hoje o Sindicato faz uma ação, a Emater faz outra, o agricultor faz outra e no seu entender os três tem que estar fortificado, estando unido com o comércio, juntamente com o Poder Público, Executivo e Legislativo, para que de fato se tenha um planejamento para o desenvolvimento destas ações e o que se quer para Horizontina.

LUIZ MAIA
O empresário LUIZ MAIA disse que a tempo vem debatendo e formando idéias, tentando reunir um grupo pensante, se tornando muitas vezes difícil a formação de opiniões. LUIZ expôs que hoje a Associação Comercial é muito ativa, que está buscando idéias. LUIZ MAIA salientou que Horizontina está 20 anos atrasado, com a Secretaria da Industria e Comercio nos últimos anos não tendo ações para o crescimento e desenvolvimento de Horizontina. Para o empresário, o planejamento da prefeitura é o cérebro, devendo se reunir os secretários para ter idéias e formar um projeto. De acordo com LUIZ, a arrecadação de Horizontina hoje é muito boa, causando inveja a muitos municípios da região, mas a industria e comercio precisa buscar um desenvolvimento para o Distrito Industrial, apoiando as empresas locais e buscando empresas de fora. Segundo ele, o desenvolvimento começa não só na geração de empregos, mas devendo a habitação ser planejada, para conseguir agregar estas pessoas, pois tem várias pessoas que vem de fora para trabalhar em Horizontina e levam o dinheiro daqui para fora, porque o aluguel é caro, moradias não em sobrando, se tornando urgente a questão do desenvolvimento, que tambem é habitação.

DARI EDSON CONTI
Muitas foram as idéias apresentadas por CONTI, entre elas, de que é preciso fazer um planejamento municipal de no mínimo 10 a 12 anos. Dentro disso, CONTI disse que está debaixo do braço de alguns e nas gaveta de outros, e outros nem receberam, o PED, Plano Estratégico de Desenvolvimento. CONTI salientou que a própria ganância de poder, uma vez que no município há muita alternância muito grande nas administrações, alegando que depois que passa a eleição, as pessoas possam ser procuradas e junto discutir as atividades, o progresso e o desenvolvimento do município, e isso, no seu entender, não está acontecendo. Na sua visão, nas administrações municipais, os titulares das secretarias deveriam ser indicados pelos Conselhos, que poderá não ser do próprio partido da administração, mas alguém que seja e que tenha a representatividade. CONTI tambem disse que na agricultura é preciso juntar, as cooperativas de produção, o Sindicato, a Emater e cooperativas de credito, técnicos da Unitec, para planejar as ações a serem desenvolvidas nesta área. Hoje, conforme CONTI, se vier alguma visita de fora, o que vamos mostrar para estas pessoas, qual o destaque no setor da agricultura. CONTI falou que são muito pouco os investimentos na área de agricultura, e o que é investido praticamente é somente através de emendas parlamentares.

CEZAR CASTRO
Taxista há 12 anos, CEZAR, que é natural de Santo Ângelo, disse que vive em Horizontina há 40 anos, primeiramente até os 20 anos morou no interior e depois veio residir na cidade, onde permanece até o momento. CEZAR salientou que Horizontina é um município bem desenvolvido, com potencial muito grande da empresa metalmecânica, porem tem suas deficiências, haja visto que é conhecida e vista como uma cidade rica, em razão da grande empresa aqui instalada. Em contrapartida, conforme constatado inclusive por pessoas que vem passear em Horizontina, o custo de vida no município é mais cara do que na capital. Segundo CEZAR, Horizontina cresce assustadoramente, porem de forma desorganizada, faltando planejamento, começando pelo trânsito, que é complicadíssimo. Conforme ele, apesar de ser uma cidade interiorana, dirigir em Horizontina requer uma habilidade muito grande, pois como taxista, que anda muito pelas ruas da cidade, constata de no mínimo três a cinco acidentes urbanos por semana. De acordo com CEZAR, um dos fatores para esta situação é porque a legislação mudou a questão do trânsito e há uma mistura de motoristas, do sistema antigo e do atual, e requer toda uma habilidade para transitar em Horizontina. Outro ponto negativo citado por CEZAR, é com relação as péssimas condições das ruas da cidade, por estar sempre andando por outros municípios, pode perceber que infelizmente temos em Horizontina, uma das piores condições de ruas urbanas da região. CEZAR CASTRO expôs que fica um ponto de interrogação por Horizontina ter toda essa riqueza, tem orçamentos faraônicos e os gestores públicos, não somente os atuais, como os demais que já passaram, não conseguem com estes altos valores corrigir estas deficiências que o município apresenta, tanto na cidade, quanto no interior. Outra situação citada por CEZAR, é com relação ao pórtico na entrada dos municípios, que em nossa região praticamente todas tem, e em Horizontina o município não tem identificação. CEZAR disse que seu sonho seria de um dia poder ver os políticos que administram o município, sentar e chegar a um consenso de escolher um administrador ou um grupo, e administrar primeiro o município, que daí poderia ter condições de corrigir todas estas deficiências que Horizontina apresenta, para depois atender os interesses políticos e pessoais.

O "Café com idéias", é apresentado diariamente ás 7:20 horas, dentro do Jornal Vera Cruz 1ª Edição. De terça à sextas feiras o programa ouve as lideranças locais. Na segunda feira, é dia de "Café com a Presidenta, ouvindo as colocações da Presidenta Dilma Rousseff. Você pode ser o próximo convidado. Contatos para participar com o Departamento de Jornalismo da Rádio Vera Cruz de Horizontina AM 1270. www.radioveracruz.com.br

Um comentário:

  1. Uma boa idéia. Parabéns. É ouvindo as pessoas que os administradores podem buscar subsídos para desenvplver nossa querida Horizontina, porém não podes esquecer Zalmir, de diversificar e dar vóz a quem normalmente não tem, mas estão cheias de boas idéias e que podem modificar o rumo do nosso desenvolvimento. Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou Locutor de Rádio...Bacharel em Direito... Sou apaixonado pela minha profissão...Gosto muito de notícias, informações de todos os gêneros e de me comunicar com as pessoas.