segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MPT investiga despedida coletiva na John Deere e convoca audiência

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santo Ângelo, nas Missões, instaurou inquérito civil para investigar a unidade da multinacional John Deere, em Horizontina, na Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul. Na última sexta-feira a empresa demitiu 104 funcionários.
Uma audiência com a empresa e o sindicato dos trabalhadores foi marcada para a próxima quinta-feira, às 14h, no prédio do MPT de Santo Ângelo. O procurador do Trabalho, Marcelo Goulart, justifica que, na manhã de sexta-feira, a John Deere “resiliu unilateralmente o contrato de trabalho de 104 empregados, sem qualquer justificativa e/ou negociação coletiva com o sindicato obreiro”.
Em abril deste ano, a empresa já havia demitido outros 230 trabalhadores de sua planta, que produz colheitadeiras e plantadeiras.
A despedida coletiva não é proibida, mas deve ser comunicada com antecedência ao sindicato representante dos trabalhadores e ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além disso, a empresa precisa negociar com o sindicato medidas que visem evitar, limitar e compensar as rescisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou Locutor de Rádio...Bacharel em Direito... Sou apaixonado pela minha profissão...Gosto muito de notícias, informações de todos os gêneros e de me comunicar com as pessoas.