quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Prefeito avalia em entrevista contatos mantidos com a Governadora


Na última semana o prefeito Irineu Colato manteve audiência com a Governadora Yeda Crusius tratando sobre diversos assuntos. Em entrevista à imprensa, Colato falou sobre os principais temas que foram abordados, bem como outras ações do Governo Municipal.
Como foi a audiência com a Governadora?


Colato- Na verdade nós entregamos três pedidos de suma importância na área de infraestrutura para o desenvolvimento de Horizontina. Entre elas, toda documentação sobre a RS 305, trecho Horizontina/Crissiumal, onde tivemos a informação da Governadora de que constam recursos do Orçamento 2010 para a execução da referida obra, bem como toda documentação necessária para fazer convênio com o DAER, referente ao contorno viário, já com um pré-projeto pronto, elaborado pela empresa Encop Engenharia, que foi contratada pelo município para realizar o estudo, e o terceiro diz respeito ao saneamento básico, onde está se batalhando e buscando a decisão do governo do estado para esgotar a primeira parte que seria a bacia do Lajeado Guilherme, que é a mais importante no contexto do projeto. São sete bacias e a que mais preocupa é a do Lajeado Guilherme, que tem um custo de R$ 18 milhões.



Quais foram os outros pedidos feitos ao Governo do Estado?
Colato- Também fizemos a entrega para a Governadora de uma sugestão no sentido de que a Caixa RS abrisse uma linha de crédito para financiar a infraestrutura de distritos industriais. Como nós temos uma área adquirida, embora ainda não totalmente paga, mas está disponível e precisamos implantar a infra-estrutura para instalar o pólo de confecções e de móveis, como novas alternativas para o desenvolvimento de Horizontina. A Governadora viu com simpatia este pedido e deverá fazer os encaminhamentos necessários para que brevemente poderemos contar com esta alternativa e possibilidade.


O senhor também tratou sobre a Fenitech 2009 com a Governadora?
Colato-Sim. Convidamos ela para a nossa feira de tecnologia que acontece de 04 a 08 de novembro em Horizontina. Este é um evento diferenciado pois mostra o que há de melhor no setor da tecnologia. Ela viu com simpatia esta estratégia do nosso município, o esforço que todos desenvolvem em Horizontina. Desta forma, a governadora Yeda disse que vai se empenhar para estar aqui conosco na feira.



Prefeito, entre outras ações do Governo Municipal, como está o projeto da mobilidade urbana?
Colato- Estivemos junto a consultoria por várias horas, debatendo com os engenheiros urbanistas, o projeto que está sendo elaborado, que vai definir as ciclovias, os caminhódromos, os passeios, o transporte coletivo da cidade, pavimentação, recapeamento, entre outros, para podermos no inicio de outubro o projeto para o Ministério das Cidades em Brasília. Esperamos que este projeto esteja pronto até o final do mês, e isto vai com certeza aos poucos, gradativamente modificando o perfil e a imagem da nossa cidade pela infra-estrutura que este projeto está prevendo e que de posse dos recursos, possamos executar estes trabalhos.



Sabe-se que há também um projeto de turismo em andamento. O que se pretende realizar com este projeto?
Colato- A mesma consultora que elaborou todo processo, com vistas a construção da nova sede do CTG Carreteiros de Horizonte, também fez o estudo e uma avaliação de todos os nossos pontos turísticos de Horizontina, e está montando e definindo um projeto, como também uma alternativa econômica, que gera muito emprego, e dinamiza a economia do município, integrado com as Missões e Yucumã. Ela está fazendo os estudos, trouxe a fase preliminar e nós vamos aguardar o estudo final para também dividirmos em partes um projeto que contemple todo município, que deve ser executado em parcelas. Isto deve movimentar também os restaurantes, bares, hotéis, enfim com todos aqueles que dependem da dinâmica de uma cidade. Temos turistas do mundo inteiro que visitam Horizontina em função da John Deere e vamos dar mais oportunidades a estas pessoas em nossa cidade. A RS 305, liga nossa região com as Missões e Yucumã, e com a conclusão da mesma, nosso turismo também será melhorado.



A prova seletiva para agentes de saúde e agente de combate a endemias, está confirmada para o próximo domingo dia 27?
Colato- Sim. Conforme o edital que está lançado, estamos respeitando a legislação, fazendo a prova seletiva tanto para agentes da dengue, quanto para agentes comunitários de saúde, assim como fizemos um edital democrático para a busca dos profissionais que estão servindo no PIM, e um edital transparente também, para os estagiários. Com relação ao concurso feito no governo anterior, haviam 20 cargos, estamos na medida do possível, de acordo com o impacto financeiro, chamando e aproveitando também de acordo com a necessidade. Então, estamos democratizando e de uma forma transparente estamos fazendo o encaminhamento das pessoas ao serviço publico municipal.



As agentes de saúde reclamaram que já exerceram a função por um período e não foram favorecidas agora para serem chamadas novamente. Qual a justificativa para isto?
Colato- Até achamos justo esta preocupação das agentes de saúde, mas fomos junto a DPM- Delegações de Prefeituras Municipais, buscar a viabilidade legal desta pretensão, mas nos responderam de que isto é inviável, é ilegal, que há um princípio chamado da impessoalidade, que tem que ser estabelecido no edital um critério igual para todos. Então não se trata de uma lei municipal, nem da vontade do prefeito. A legislação estadual e federal estabelece que não se pode contemplar e favorecer aqueles que estavam exercendo as funções, embora isto fosse importante para o município, pela experiência que elas possuem.



Foi reinaugurado nesta semana a nova unidade do Sicredi no Distrito de Vila Cascata e na ocasião da inauguração houve a solicitação para que fosse viabilizado a instalação do posto policial no distrito. Como o senhor vê esta possibilidade?
Colato- Com certeza é muito importante esta unidade do Sicredi no local, uma vez que vai desenvolver muito o desenvolvimento daquela comunidade, ainda mais se esta rodovia RS 305, for viabilizado como está sendo projetado, uma vez que ajuda a todos. Este é um instrumento de apoio para o desenvolvimento social e econômico de todo o distrito e do município. A Sicredi tem uma história muito importante e em Horizontina tem um apoio muito forte da comunidade. Foi feito na ocasião uma reivindicação na ocasião para reativar o posto da BM, para contemplar a segurança, uma vez que este posto existia e foi desativado por decisão da corporação, do comando da Brigada Militar. A BM é uma instituição do Governo do Estado, não é do município. Mas é claro que nós vamos conversar com o comando local e regional para ver desta viabilidade e possibilidade. E se necessário for vamos conversar com as autoridades estaduais, vamos lutar e batalhar para ver se é possível viabilizar isto.



Como vai a construção civil em Horizontina?
Colato- Felizmente vai muito bem, um setor altamente aquecido, é muito difícil encontrar profissionais disponíveis na cidade para serem utilizados tanto pedreiros, quanto serventes, eletricistas, encanadores, enfim, há uma dificuldade em geral. Tem pessoas esperando por construtores em até 90 dias. O gerente da Caixa Federal informou que nos últimos meses mais de 8 milhões de reais em financiamentos foram aplicados para a construção de casas no município, e com o aporte de recursos próprios ultrapassa os 10 milhões de reais. Isto gera emprego, renda no comércio e um sinal animador, altamente positivo e ficamos extremamente satisfeitos com esta sinalização de crescimento e prosperidade da nossa cidade. Em razão desta dificuldade de Mao de obra, solicitei a equipe do SINE que organize junto a Fundação gaucha do Trabalho, cursos de qualificação, tanto para pedreiros, quanto para serventes, eletricistas e encanador, de modo que possamos colocar mais pessoas qualificadas neste mercado de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou Locutor de Rádio...Bacharel em Direito... Sou apaixonado pela minha profissão...Gosto muito de notícias, informações de todos os gêneros e de me comunicar com as pessoas.