quinta-feira, 28 de abril de 2011

"Café com Idéias", teve destaque do Café com Associado da Aciap

O Café com Ideias desta quinta-feira teve o destaque do Café com Associado da Aciap, que foi realizado nesta manhã junto a Padaria Encanto das Pães. De acordo com o presidente da Associação, Comercial, Industrial e Agropecuária, KLERYSTON SEGATT, no Café com o Associado é passada a agenda da entidade da semana e do mês, e os cursos que estarão ocorrendo, como é o caso da Empretec, que mais uma vez Horizontina fica com o destaque de ser o promotor microrregional do programa, que terá 108 vagas, ao custo de R$ 400,00.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

"Café com Idéias" contou com a participação do acadêmico da Fahor JADER CORSO

O Café com Idéias,desta quarta feira dia 27, contou com a participação do acadêmico de Engenharia Mecânica da Fahor, JADER CORSO, Presidente da Juventude Progressista. JADER acredita que para poder planejar o desenvolvimento deve se resgatar tudo aquilo que já passou, como o município se desenvolveu para ser o que ele é hoje. Segundo JADER, há 60 anos atrás o desenvolvimento no município começou, com uma pequena fábrica de implementos agrícolas, que foi crescendo, ampliando e hoje, com uma serie de formulações, que acabou se tornando numa grande multinacional. O que não pode se esperar, de acordo com JADER, é que daqui um tempo uma grande multinacional virá se instalar no município, sem que ao menos se ofereça algum tipo de condição ou que alguma estrutura para que isso possa acontecer e de certa forma se precisa criar oportunidades para que o desenvolvimento chegue até Horizontina. JADER disse que é preciso explorar a criatividade dos empresários de empreender, que é um fator muito importante nesta parte da construção e do desenvolvimento do município, devendo semear estas novas ideias para que no futuro se colha os frutos que estão sendo trabalhados neste momento. Na sua visão, o desenvolvimento deve ser trabalhado em conjunto, com o poder público tendo uma grande parcela de contribuição para que o desenvolvimento realmente aconteça.

"Café com Idéias" desta terça feira dia 26,contou com a participação de ADAIR MARTINS PINTO

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição nesta terça-feira,dia 26, o Café com Idéias, que contou com a presença de ADAIR MARTINS PINTO, Tecnólogo Formando em Gestão Pública pela Unijuí. Para ADAIR, o desenvolvimento municipal passa pelas pessoas, salientando que significa um processo de mudança quantitativa, qualitativa, de aspectos sociais e econômicos, que qualificam a vida das pessoas. ADAIR PINTO citou que um administrador que merece destaque é o atual prefeito IRINEU COLATO, que esteve a frente do executivo municipal por quatro períodos. Entre as benfeitorias feitas nos períodos de administrações de COLATO e de outros prefeitos, PINTO citou a instalação das agencias bancarias, CRT, Corsan, a RGE, Colégios Albino Fantin, EP 14, Frederico Jorge Logemann, o Senai, ginasião, estádio, Centro Social Urbano, Centro de Convivência da Terceira Idade, Aeroporto, e agora com os projetos de revitalização da Praça 25 de Julho, mobilidade urbana, cidade digital, saneamento básico e anel viário. ADAIR MARTINS PINTO disse que a iniciativa privada e a gestão pública são muito importantes para o desenvolvimento de Horizontina.

Corpo de RUI BIRIVA é sepultado em Horizontina


Foi sepultado nesta quarta feira dia 27 em Horizontina,o corpo do cantor e compositor nativista RUI BIRIVA, que morreu na segunda-feira, às 22 horas e 45 minutos, no Hospital da Clinica de Porto Alegre. O corpo do cantor chegou a Horizontina, por volta das 22 horas, e está foi velado na câmara de Vereadores de Horizontina. O funeral teve várias homenagens de amigos, artistas e políticos.O Cantor e compositor Daniel Torres, na companhia de Sidnei e Adilson Frank, e amigos de Rui, cantaram músicas de sucesso do canttor em sua despedida. A banda municipal tocou uma das músicas de Rui Biriva na saída. O Corpo de Bombeiros conduziu o cortejo em carro aberto até o cemitério municipal, onde o artista foi sepultado juntamente com seu pai. O prefeito Irineu Colato decretou luto oficial de 3 dias no município em virtude da morte de seu ilustre cidadão. Alegria foi a palavra mais usada pelos parentes e amigos para definir Rui Biriva em seu velório, realizado na Câmara de Vereadores da Capital. O cantor e compositor, que era apresentado no programa Galpão Crioulo como A Alegria de Bombachas, morreu na noite de segunda-feira, em decorrência de um câncer no intestino. RUI deixa a mulher, PRISCILA, com quem teve JERÔNIMO, 16 anos, e mais três filhos de um relacionamento anterior. Eles vivem em Goiás. PRISCILA agradeceu a todos, no velório junto a Câara de vereadores, e relatou como ocorreu o periodo da enfermidade do cantor e marido,RUI BIRIVA. Ela disse que procurou atender a maioria dos pedidos feitos por RUI.Entre os pedidos, era que ele queria ser sepultado em Horizontina, que o caixão fosse enrolado com a bandeira do Grêmio e que muitas músicas fossem interpretadas durante o velório. Todos estes pedidos foram atendidos. RUI BIRIVA lançou 17 discos. Seu último show ocorreu em janeiro, em Monte Belo do Sul. O produtor AYRTON DOS ANJOS, o PATINETE, lembra que os dois trabalhavam em uma iniciativa inédita na trajetória do cantor: um CD gospel. Ele queria cantar as músicas religiosas que ouvia quando era guri em Horizontina, relata AYRTON.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Em Santa Rosa Lei da Ficha Limpa já está em vigor

O Prefeito ORLANDO DESCONSI sancionou a Lei da Ficha Limpa para Santa Rosa./ Segundo ele, a ética na Política é um valor indispensável no trato daquilo que é público./ O projeto de Lei foi de autoria do Vereador PAULO PAIM que acompanha um movimento nacional de combate a corrupção./Em entrevista ao Jornal Vera Cruz 1ª Edição, pela Rádio Vera Cruz de Horizontina, o vereador PAIM afirmou que em 2010, o Movimento recolheu mais de 1,3 milhões de assinaturas que deram sustentação ao Projeto de Lei de iniciativa popular./ Segundo ele,a Lei da Ficha Limpa Municipal, tem os mesmos critérios adotados na Lei Federal, a diferença é que a Lei abrange os ocupantes em Cargos de Comissão, os chamados CCs./

"Café com Idéias" contou com participação do Pastor Ivaldo Pinheiro

Hoje o programa contou com a participação do Pastor IVALDO PINHEIRO da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Comunidade São Lucas, de Horizontina. Segundo o Pastor IVALDO, a Igreja Luterana traz a Páscoa como um ato de amor de Deus por cada um de nós e envia Cristo para nos dar a oportunidade do perdão. A Comunidade São Lucas tem programado para as 20 horas desta Sexta-Feira Santa culto, com encenações sobre a morte de Cristo, já apontando para as 9 horas de domingo, quando é celebrado uma das maiores festas cristãs, que é a Ressurreição de Cristo Jesus. A Igreja, conforme o Pastor, tambem desde a quarta-feira de Cinzas vive o período da Quaresma e a Semana Santa começa desde domingo passado, quando é festejado a entrada triunfal de Jesus, com o Domingo de Ramos, quando é lembrada nesta semana o sofrimento de Cristo, a sua prisão, condenação e crucificação, que estará sendo lembrado a partir de hoje. Para a Igreja Luterana, Pastor IVALDO disse que o coelho é um símbolo que representa a multiplicação dos cristãos, com a evangelização um aos outros e o ovo lembra a Ressurreição de Cristo.

"Café com Idéias" nesta quarta feira dia 20, contou com participação do Pastor John Espig

Nesta quarta feira, dia 20, o programa contou com a participação do Pastor JOHN ESPIEG da Igreja Evangélica Martinho Lutero. Segundo o pastor, a Páscoa é o auge para a fé Cristã como um todo, não importando a Igreja, mas toda a historia que envolve o grande gesto de amor de Deus por nós. Se olhar, conforme Pastor JOHN, a historia ou a própria Sagrada Escritura, enxergaremos um fio vermelho, que tem inicio no Antigo Testamento, quando mostra que Deus não se faz de surdo e ouve o clamor do povo diante da situação de sofrimento e da escravidão do Povo de Israel e para celebrar este momento tão importante é celebrado uma festa, a Páscoa e esta acompanha este povo de Deus ao longo dos séculos. De acordo com o Pastor JOHN, Deus sempre tenta de novo, orientar e se reaproximar o seu povo, mas muitas vezes não deram ouvidos e finalmente este grande amor de Deus se mostra no seu filho, que chega bem próximo, estar junto e isso surpreende pelo que celebramos há poucos meses, no Natal, que se mostra no menino que nasce e vem para o meio do povo e este menino cresce e num modo especial, neste período de 40 dias, que celebramos a Quaresma, assume a missão para o qual ele veio, de ir ao encontro do povo e anunciar a Boa Nova. Pastor JOHN disse que infelizmente nesta caminhada dos 40 dias em direção a Jerusalém, o próprio Jesus sabe do perigo que corre, mas não desiste e isso culmina nesta semana, quando domingo, celebramos a vinda do Rei, forte e maravilhoso, mas do contrario daquilo que o povo esperava, que era um Rei com um Exercito Poderoso, montado de preferência num cavalo branco, bonito, mas de forma humilde, entra num jumentinho, se tornando ao contrario do que o ser humano tambem espera e esta expectativa culmina na quinta-feira santa, a qual nos confrontamos com um outro gesto de humildade do próprio Senhor Jesus, que serve ao invés de ser servido, que se coloca e lava os próprios pés dos seus discípulos. A partir daí acaba sendo preso e traído por Judas, que já aponta em direção a Sexta-Feira Santa aonde acontece a crucificação e a sua morte, mas todo o amor de Deus não poderia terminar apenas com a morte e esse fio vermelho que passa pela Sagrada Escritura se percebe que o amor de Deus é tamanho, que não deixa Jesus ficar eternamente preso numa sepultura, mas traz para Ressurreição que acontece justamente quando o povo celebra a Páscoa e Jesus dá um novo sentido para a Páscoa, não apenas a saída da escravidão do Egito, mas a libertação de algo muito maior do que a própria morte. A Semana Santa, segundo o pastor JOHN ESPIEG teve inicio com o Domingo de Ramos, acolhendo aquele que é nosso Rei, o Salvador, e a programação prossegue nesta Quinta-feira Santa, quando na Comunidade Martinho Lutero, as 14 horas, haverá culto com a ceia do Senhor, com enfoque para o grupo da Terceira Idade, que em seguida tem seu chá de confraternização, tendo momentos da celebração alguns trechos na língua alemã. Já as 19 horas e 30 minutos de amanhã, terá culto coordenado pelo pastorado escolar do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, tambem com a ceia. Na Sexta-Feira Santa será refletido sobre aquilo que o auge deste amor de Jesus pela criação, com celebração pela parte da manhã com culto de penitencia, na comunidade Martinho Lutero e na comunidade de Mambuca Alta e na parte da tarde, a celebração será na comunidade de Mambuca Baixa. No sábado, será realizado na parte da tarde um momento especial para as crianças, as 14 horas, com Tarde Bíblica, no Centro Social Evangélico. A noite, conforme o Pastor JOHN, a partir das 19 horas, os jovens terão seu espaço, com a celebração de uma vigília, sendo convidados a permanecer no salão do Centro Social Evangélico, seguido de janta, reflexões, momento de assistir filme, permanecendo acordados até a chegada dos primeiros raios do sol de domingo de Páscoa. Já no Domingo de Páscoa, as 9 horas será realizado Culto com a Ceia do Senhor na comunidade Martinho Lutero e na comunidade Da Paz de Vila Cascata.

terça-feira, 19 de abril de 2011

"Café com Idéias" discute esta semana a importância da Páscoa


Hoje o programa contou com a participação do Frei LEANDRO DEFENDI da Paróquia Católica Nossa Senhora do Rosário. Segundo Frei LEANDRO, no ultimo final de semana com o Domingo de Ramos oficialmente entramos na Semana Santa e agora entramos no chamado Tríduo Pascal, que significa a quinta, sexta, o sábado e o domingo. Frei LEANDRO disse que na quinta-feira todos os padres estão convidados pelo bispo para juntos, em Giruá, participar de uma celebração, que terá a benção dos óleos, que são usados para o Crisma, o Batismo, que é usado para unção dos enfermos e tambem que é utilizado na ordenação dos padres. Na missa tambem é feita a renovação da promessa de todos os padres, de continuarem seguindo firmes na sua missão, renovando o seu compromisso de vida. Nesta mesma quinta-feira, de acordo com Frei LEANDRO, tem a celebração na matriz, chamada de instituição da Eucaristia, ou seja, foi o dia em que Jesus celebrou pela primeira vez a missa, junto com os discípulos. Tambem na missa acontece o lava-pés, aonde o Padre faz, como Jesus fez naquele dia com os discípulos, e tambem lava os pés de integrantes da comunidade, dando continuidade ao exemplo bonito deixado por Jesus: o de servir. Na Sexta-feira Santa, conforme o Frei, não é realizada missa, por estar celebrando a morte de Jesus, chamada de Sexta-Feira da Paixão. Pelo fato da morte de Jesus, neste dia os cristãos refletem mais, se tornando o dia em que não se faz muito barulho, sendo um dia mais de meditação, de penitencia, um dia que não se come carne, voltado mais para a interiorização, para pensar de como estamos vivendo esta vida que Deus nos deu./ Depois, conforme Frei LEANDRO, entramos no Sábado de Aleluia, que a noite na celebração se acende o Círio Pascal, a Vela, que significa o fogo novo, que é a luz do próprio Jesus. No domingo da Ressurreição, o Domingo da Páscoa, é celebrado com toda a alegria se tornando a maior festa do calendário litúrgico cristão. Frei LEANDRO DEFENDI explicou tambem o significado dos símbolos da Páscoa: o Ovo e o Coelho. Segundo ele, o Ovo significa a vida nova que vai ressurgir, e o Coelho é o animal que tem a maior fertilidade entre os animais, que é a vida em abundancia.

Sindicato dos Metelúrgicos começa segunda feira dia 25, homologação das demissões da John Deere


A partir da próxima segunda-feira até o dia 28 de abril deverão ser feitas as recisões dos contratos de trabalho dos desligados da empresa John Deere./ De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, IRINEU SCHONINGER, com relação as doenças ocupacionais, os trabalhadores na medida em que forem dispensados estão procurando a entidade, para ver se fazem ou não a homologação. SCHONINGER alertou aos empregados que foram dispensados, e que ainda estão em duvidas quanto a sua rescisão, que procurem o sindicato ainda hoje ou amanhã, para não ocorrer que no dia hesitar e ter que interromper a homologação. IRINEU SCHONINGER disse que o numero oficial dos desligados da empresa somente será conhecido na sexta-feira, dia 29, quando estará terminada as rescisões, pois muitos trabalhadores tem doenças ocupacionais, outras com consultas agendadas e outras ainda com idade de aposentadoria. De acordo com nota publicada pela John Deere, foram desligados 230 dos 1,6 mil funcionários da linha de produção, e de que a ação foi necessária à adequação de sustentabilidade dos negócios acentuada pela insegurança do mercado argentino. Trabalhadores e a empresa estavam em negociação, mas não houve acordo. Em assembleia ocorrida no dia 12 de abril foi rejeitada a Proposta de Suspensão dos Contratos de Trabalho e Plano de Desligamento Incentivado da Empresa John Deere Brasil Ltda., do qual participaram 1.197 trabalhadores e 83% rejeitaram a proposta. O sindicato ainda não sabe quem são os demitidos e, por isso, não tem previsão do impacto dos desligamentos na economia do município. Conforme IRINEU SCHONINGER há expectativa de que os trabalhadores sejam recolocados em outras fábricas devido ao bom momento da economia e falta de mão-de-obra especializada na região.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

ACIAP divulga horários do comércio no feriadão desta semana

Nesta semana, em função do feriado de Tiradentes quinta feira dia 21, sexta feira santa dia 22, e sábado que antecede a Páscoa, haverá alterações nos horários do comércio horizontinense. Na quinta e sexta feira, o comércio estará com as portas fechadas e sábado, aberto até as 16 horas.Segundo informações da ACIAP, os Supermercados, estarão atendendo nos seguintes horários:

Mercado Econômico, De Carli e Centro de Compras Zaleski
Abrem na quinta-feira dia 21/04 e sábado dia 23/04 dia todo. Fechados na sexta-feira dia 22/04 e domingo dia 24/04.

Mercado Maia
Abre na quinta-feira dia 21/04 e sábado dia 23/04 horário normal e sexta-feira dia 22/04 de manhã. Fechado no domingo dia 24/04.

Mercado Cotrimaio
Abre na quinta-feira dia 21/04 de manhã e sábado dia 23/04 horário normal. Fechados na sexta-feira dia 22/04 e domingo dia 24/04.

Mercado Pires
Abre na quinta-feira dia 21/04 dia todo, sexta dia 22/04 não abre, sábado dia 23/04 abre dia todo e domingo dia 24/04 abre de manhã.

Mercado Marisa
Abre na quinta-feira dia 21/04, sexta dia 22/04 de manhã, domingo dia 24/04 de manhã e no final da tarde. No sábado, dia 23/04, abre o dia todo.

Casa do Peixe
Abre na quinta-feira dia 21/04 dia todo, sexta dia 22/04 não abre e sábado dia 23/04 abre dia todo, no domingo dia 23/04 abre de manhã.

Já os bancos estarão fechados na quinta e sexta feira.

Direção da John Deere explica motivo das demissões


A empresa de máquinas agrícolas John Deere confirmou sexta-feira a demissão de 230 funcionários da linha de produção na fábrica de Horizontina./ De acordo com CARLA ÁVILA, Gerente de Recursos Humanos da John Deere, desde fevereiro a empresa iniciou um processo de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos local, no sentido de buscar alternativas que pudessem amenizar estes períodos de baixa de produção, porque os produtos da industria tem uma durabilidade bastante grande, tanto as colheitadeiras quanto as plantadeiras./ CARLA citou como exemplo as colheitadeiras, que tem período entre novembro e abril em que se produzem e colhem, e depois que termina o período de safra, não tem renda, e realmente o objetivo foi de buscar junto ao Sindicato alternativas que pudessem amenizar esta questão da sazonalidade do mercado./ Conforme CARLA, a empresa apresentou uma proposta que tinha dois itens, que era a questão do PDV - Pedido de Demissão Voluntária, e a suspensão do contrato de trabalho, sendo que na assembleia do dia 12 de abril, os funcionários rejeitaram a proposta./

domingo, 17 de abril de 2011

Presidente do PMDB,Nilton Garcia da Silva admite possibilidade do partido ter candidatura própria em 2012

Em entrevista ao Jornal Novo Horizonte,na edição de sexta feira dia 15,o presidente do PMDB, Nilton Garcia da Silva afirmou que o partido poderá ter candidatura própria a majoritária no ano que vem. Confira a entrevista na íntegra:

NH: A maioria dos partidos políticos de Horizontina já estão se articulando e alguns inclusive já tem lançado seu pré-candidato a prefeito. Como o PMDB está se preparando para 2012?

Nilton Garcia: É perfeitamente normal àqueles partidos que são da oposição, que não fazem parte da administração, fazerem mais barulho político nesta época eis que é a única forma de aparecerem perante o eleitorado. Por outro lado os partidos que fazem parte da administração e estão efetivamente trabalhando não precisam e não podem fazer barulho político, têm mais é que trabalharem, tocarem os projetos. Fazendo as coisas acontecerem a notoriedade e o reconhecimento vem automaticamente. O PMDB já filiou e está filiando lideranças importantes e com isto está se fortificando tendo em vista as eleições do ano que vem. A meta é ter uma nominata forte para a vereança e candidatura própria para prefeito, do que não abrimos mão de jeito nenhum..

NH: Porque a idéia de ter candidatura própria?

Nilton Garcia: É natural. O Partido que pensar pequeno não vai a lugar nenhum. O PMDB já foi protagonista nas últimas três eleições municipais e no ano que vem não vai ser diferente. Vai vir mais forte ainda. Tudo o que estão falando e conjecturando neste momento, tipo candidatura de fulano ou de cicrano, de partido “a” ou de partido “b” não terá validade. Tem gente pensando só em si e não no coletivo. As verdadeiras candidaturas e reais coligações vão aparecer no momento oportuno, bem próximo das eleições. Sempre foi assim e assim será. Agora é tudo papo furado e especulações que não vão a lugar nenhum.

NH: Hoje o PMDB tem o vice-prefeito. Qual a possibilidade dessa coligação se repetir?

Nilton Garcia: Temos o vice-prefeito, três secretarias importantes e vários outros cargos não menos importantes. As secretarias e diretorias tocadas pelo PMDB estão fazendo a diferença dentro da atual administração. A Secretaria da Saúde que é tocada por mim, por exemplo, está com cinco projetos de infra-estrutura em andamento. Além de todas as outras ações naturais da secretaria estamos com cinco obras estruturantes em andamento. Isso nunca aconteceu. Se a coligação vai continuar é o tempo que vai dizer. Queremos que continue.

NH: Mas não fica um desconforto no PMDB, quando algumas lideranças do PP cogitam, mesmo que extra-oficialmente, fazer parte de outra composição, abrindo mão da cabeça para indicarem o vice de outra chapa?

Nilton Garcia: Não estou sabendo e não acredito nisso, mas se estão discutindo a hipótese de ser vice não estão pensando a altura do PP. Um partido do tamanho e da tradição do PP não pode estar falando em ser vice de ninguém. É pensar pequeno. O PMDB, ao contrário, não cogita em ser vice, nós queremos, isso sim, é discutir uma aliança forte, ganhar as eleições, e darmos continuidade aos projetos que traçamos para melhorar cada vez mais a vida das pessoas que aqui vivem. Não excluímos nenhum partido para uma futura coligação.

NH: Quais os nomes que o PMDB tem para indicar a prefeito.

Nilton Garcia: O PMDB não é partido de um candidato só. O PMDB não tem dono. No PMDB não tem ninguém pensando em si só. O PMDB tem história. Temos vários nomes e eles vão aparecer no momento oportuno dentro da discussão interna do partido. Como já falei anteriormente vamos entrar para ganhar. Aliás, modéstia a parte, em outros partidos ou no PMDB, sempre quando estive na linha de frente eu nunca perdi eleição municipal. Vamos buscar uma coligação forte, ganhar a próxima e dar continuidade ao nosso projeto de melhorar cada vez mais a vida da nossa gente.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

"Café com Idéias" contou com a presença do presidente do PSDB de Horizontina Dr.Adão Canabarro Prestes

O Café com idéias teve sequência na manhã de hoje, no Jornal Vera Cruz 1ª Edição, e contou com a participação do presidente do PSDB de Horizontina./ Para DR. ADÃO CANABARRO PRESTES, o desenvolvimento do município passa pela formação das pessoas, por exemplo, o empreendedorismo./ Horizontina, segundo ele, não depende dos outros de fora, com anos atrás o pensamento de que teria que se trazer industrias para o município, e não é assim, deve se criar comércio e industrias daqui./ DR. ADÃO constatou que os maiores empreendedores de Horizontina são pessoas que vieram do interior de Dr. Mauricio Cardoso e Novo Machado, citando como exemplo VALDIR ZALESKI, do Centro de Compras Zaleski, que é natural de Pedregulho, interior de Dr. Mauricio Cardoso, e é um dos grandes empresários hoje do nosso município./ Disse que é preciso trabalhar a questão da educação, e o empreendedorismo tem que ser uma cadeira cativa nas salas de aula das escolas./ De acordo com DR. ADAO, as administrações municipais só se preocupam com cursos profissionalizantes, para gerar mão-de-obra, mas é preciso criar pessoas com idéias, de como ganhar dinheiro, montar seu negocio, como fazer crescer, alem da mão-de-obra qualificada./ Outra questão que deve ser trabalhada é com relação as agroindústrias./

John Deere confirma 230 demissões em Horizontina

A John Deere está divulgando nota à imprensa, referente as demissões confirmadas nesta sexta feira dia 15. Conforme a nota em razão da necessidade de ajustar a força de trabalho aos ciclos de produção do mercado, a John Deere comunica a difícil decisão de realizar o desligamento de 230 colaboradores de sua linha de produção na fábrica de Horizontina. A John Deere empenhou-se em manter o número de empregados, mas entende que é uma ação necessária para adequação e sustentabilidade dos negócios, cuja volatilidade foi momentaneamente acentuada pela insegurança futura do mercado argentino. Após uma série de negociações iniciadas em fevereiro, a companhia e o Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina construíram uma proposta que não obteve aprovação durante assembleia realizada na tarde de terça-feira (12.04.11), a fim de encontrar alternativas viáveis para as pausas de produção programadas nas linhas de plantadeiras e colheitadeiras da fábrica. Em pauta estava a proposta composta por dois itens apresentada pela John Deere aos trabalhadores, a serem avaliados conjuntamente: o Programa de Demissão Voluntária (PDV) e a Suspensão do Contrato de Trabalho, amparada pelo artigo 476 da CLT, que busca valorizar a força de trabalho dos funcionários, garantindo a manutenção de emprego.

Em não havendo o acordo, não foi possível desenvolver ações suficientes para que pudéssemos evitar a redução do quadro.

Com 30 anos de história no Brasil, e profundo relacionamento com a comunidade de Horizontina, a companhia sempre teve como prática conduzir seus processos de forma ética, democrática e transparente, principalmente no que se refere à negociação de alternativas trabalhistas com os próprios funcionários, sindicatos e entidades de classe.

A John Deere segue confiando no desenvolvimento econômico do agronegócio brasileiro, que se apoia cada vez mais na modernização e na competitividade das atividades agrícolas.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

"Café com Idéias", contou com participação do Vereador Edegar Haacke.

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição, o Café com Idéias, que contou com a participação do vereador EDEGAR HAACKE, do PT./ Para o edil, o desenvolvimento do município passa necessariamente pela agricultura familiar e a micro e pequena empresa, que precisam de mais incentivo e mais apoio./ Segundo EDEGAR, a agricultura familiar tem tido um avanço significativo nos últimos anos tanto por parte do governo municipal quanto do governo federal, que através do Programa Mais Alimento, consegue comprar uma máquina ou equipamento para sua lavoura, com prazo de dez anos para pagar, com juro de 2% ao ano./ A micro e pequena empresa, agrega 51% da força do trabalho, segundo o Sebrae./ Na opinião do vereador HAACKE, deve haver uma preocupação maior com a formação de mão-de-obra, que no seu entender o setor metalmecânico está bem servido com a formação de mão-de-obra, pois cada ano se forma uma turma na Fahor, mas outros setores, como moveleiro e têxtil, e na própria construção civil, estão faltando profissionais./ Para o vereador petista, a atual administração não tem demonstrado muito interesse na questão da micro e pequena empresa, a não ser trazer empresas de fora, mas na sua avaliação, antes de trazer empresas de fora, deveria ser fortalecida as empresas já instaladas em Horizontina./

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Álvaro Calegaro afirma que colocará seu nome a disposição do PP para concorrer à prefeitura em 2012

Com a aproximação das eleições municipais nomes começam a ser cogitados nos meio político para a disputa a prefeito de Horizontina.Um nome que vem surgindo com força entre os progressistas e na comunidade é do vereador ALVARO CALEGARO. Ontem no Jornal Vera Cruz 1ª Edição, o edil disse que nunca escondeu sua vontade de um dia estar a frente do Executivo Municipal, tendo assumido já o cargo por quatro meses, quando houve problema jurídico no município em 2004. ALVARO salientou que mês que vem terá o processo de eleição do PP, inclusive lançando o seu nome para a presidência do Partido Progressista local, e a partir daí começará a ser discutido a eleição de 2012. Lembrou que o PP irá procurar outros partidos após a eleição interna, para buscar aproximação visando o processo eleitoral do ano que vem. Ele não descartou a possibilidade inclusive, de possivel coligação com outros partidos que não fazem parte da atual administração. Citou que não há restrição a nenhum partido, podendo também formar coligação com o próprio PPS, que ficou na segunda colocação na eleição de 2008. "Basta uma conversa com estes partidos", enfatizou CALEGARO.

O Sindijus – Sindicato dos Servidores da Justiça estará realizando uma paralisação logo mais a tarde em Horizontina

A mobilização será das 13 e 30 as 14 e 30 horas, em frente ao fórum, com uma extensa pauta de reivindicações./ De acordo com a servidora do Judiciário local, ANA PACHECO, a paralisação é para chamar a atenção da sociedade e dos parlamentares em relação a necessidade de aprovação da PEC 190, na qual é pedido que seja instituído um Estatuto único para os servidores da Justiça Federal, Estadual e Eleitoral, alem da aprovação do plano de carreira da categoria, jornada de 7 horas, reposição salarial, haja visto que houve uma perda de 55% no decorrer dos anos, com uma reivindicação agora de 27% de aumento./ ANA disse que na assembleia do sindicato na sexta-feira passada, em Porto Alegre, foi encaminhada a proposta ao Presidente do Tribunal de Justiça, ficando decidido a paralisação na data de hoje, em todos os fóruns do Rio Grande do Sul./ Os trabalhos do Fórum, segundo ANA PACHECO, estarão suspensos no período de paralisação./ ANA lembrou que alem das reivindicações de 7 horas de jornada de trabalho e aprovação do plano de carreira, tambem seja realizado concurso público, tendo em vista a falta de funcionários e há uma demanda muito grande de trabalho./ Outra paralisação será feita no dia 28 de abril, tambem das 13 e 30 as 14 e 30 horas./

"Café com Idéias" contou com a participação do empresário HENRIQUE DA SILVA

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição desta terça-feira, o Café com Idéias, que contou com a participação do empresário HENRIQUE JOSE DA SILVA, do Gringo Materiais de Construção. Para HENRIQUE, no nosso modo de pensar tudo o que está la fora está melhor e quando se sai na região houve comentários de que Horizontina é a bola da vez, e nós aqui não enxergamos isso. Conforme ele, enquanto os empresários do município não acreditar neles próprios não será la de fora que virá o resultado, ou seja, falta entusiasmo na comunidade. Na sua opinião, para melhorar o desenvolvimento deve haver uma mudança de comportamento, pelo menos em dois aspectos: uma empresa, no caso a John Deere, e o Poder Público Municipal. Segundo HENRIQUE, hoje ou a empresa grande da o emprego ou a prefeitura tem que entrar com sua parte, e na sua avaliação deveria ser diferente: as pessoas precisam contribuir, pois tem pequenos empresários que tem grande potencial. No outro caso, os empresários e os munícipes esperam tudo do poder público, e ele tem limitações, e no seu entender, no momento que a prefeitura começa a dar, tira a criatividade das pessoas. Para HENRIQUE JOSÉ DA SILVA os empresários e os cidadãos estão gastando e mal os investimentos, porque se for investido na questão de desenvolvimento, amanhã dará resultado, podendo demorar 10, 15, ou 20 anos, mas desenvolvimento se pensa em longo prazo.

83% dos metalurgicos disseram não a proposta apresentada pela empresa John Deere

Na assembleia realizada ontem a tarde pelo Sindicato dos Metalúrgicos dois itens estavam em discussão, o PDV, Pedido de Demissão Voluntária, e a suspensão de contrato de trabalho, que suspenderia o contrato por um período de dois a cinco meses. Conforme o presidente da categoria, IRINEU SCHONINGER, no caso da suspensão de contrato, o governo contribuiria como se fosse o seguro desemprego e o restante a empresa se compromete em completar o salário liquido, sem recolha, neste período, de fundo de garantia, não vale como aposentadoria, não conta para 13º e nem para férias. A proposta, que tinha as duas propostas unificadas, segundo SCHONINGER foi rejeitada por 83% dos metalúrgicos presentes na assembleia. Hoje conforme o sindicato são fabricadas 19 colheitadeiras por dia. Na empresa John Deere haverá férias coletivas, que de acordo com IRINEU SCHONINGER, já estavam programadas desde o inicio do ano, tendo recebido inclusive um oficio no dia 30 de março, carimbado pelo Ministério do Trabalho de Santa Rosa, oficializando que teria 20 dias de férias, que começariam entre 11 e 25 de abril, por setores. Para o mês de maio, haverá as negociações salariais, que segundo SCHONINGER, as assembleias já foram realizadas em todo o estado, com as pautas já enviadas para a patronal, sendo aguardado agora a chamada dos sindicatos, para começar as negociações.

terça-feira, 12 de abril de 2011

"Café com Idéias", contou hoje com participação do Vereador Alvaro Calegaro

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição desta terça-feira, o Café com Idéias, que contou com a presença do vereador progressista ALVARO CALEGARO./ Para ele, o município é essencialmente polo metalmecânico, em virtude da empresa maior que é a John Deere, e isso talvez tenha sido o bem e o mal de Horizontina./ ALVARO disse que está em Horizontina há 22 anos e talvez pelo conforto que a empresa proporcionou durante todos os anos que se passaram, outros setores da economia tenham ficado para trás, em virtude de que a empresa, especialmente em anos anteriores, absorvia completamente a mão-de-obra./ Contudo, conforme ALVARO, na ultima década algumas situações vem mudando um pouco o panorama da atividade rural, com um desenvolvimento da atividade leiteira, se tornando a sustentabilidade da atividade rural, tendo um esvaziamento da produção de soja, especialmente na pequena propriedade, e a busca de outras alternativas que viabilizem a propriedade./ ALVARO salientou que nos últimos oito anos houve investimentos no suinocultura, que trouxe novo alento aquelas propriedades que nela estão enquadrados, se tornando suínos e leite, o binômio que melhor se encaixe para reter as atividades no meio rural, precisando ser buscado algo a mais, principalmente a qualificação da mão-de-obra para atender este meio./ Para ALVARO, hoje grandes e meios produtores tem uma dificuldade imensa de mão-de-obra para trabalhar no meio rural, inclusive importando de outros municípios, pois hoje não tem em Horizontina, pessoas primeiro dispostas a trabalhar e a outra dificuldade de pessoas qualificadas para trabalhar./ ALVARO expôs que o desenvolvimento de Horizontina, com todas estas situações que estão se prevendo junto a empresa maior, John Deere, que ainda é o grande sustentáculo do município, e está se engatinhando em outras atividades, com algumas empresas terceirizadas da própria John Deere, que produzem peças./ Horizontina, segundo ALVARO CALEGARO, deveria já ter um berço encubador de novas empresas, como as próprias que prestam serviço terceirizado a John Deere, que poderiam ser produzidos aqui no município, alem da questão do polo de confecções, que poderia ser uma alternativa./

Metalúrgicos realizam Assembléia hoje a tarde para decidir o futuro da categoria

A empresa John Deere está propondo para os próximos dias algumas alterações aos metalúrgicos./ Neste sentido, o Sindicato dos Metalúrgicos realiza hoje uma assembleia para debater as propostas encaminhadas pela empresa./ Ao participar do Jornal Vera Cruz 1ª Edição de ontem, DR. FERNANDO BEIRITE, Assessor Jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina, salientou que normalmente, devido uma parada de produção da empresa John Deere no período de abril a outubro, costuma demitir muitos empregados, causando um transtorno enorme na comunidade com um todo./ Conforme DR. FERNANDO, desta vez a empresa decidiu não demitir, procurando o Sindicato para tentar minimizar o problema, com várias reuniões realizadas com o Recursos Humanos e o Departamento Jurídico, na busca de uma solução./ No ultimo encontro, segundo ele, a empresa propôs dois aspectos: haja visto que tem muitos empregados que desejam se desligar da empresa, a partir de pesquisa realizada pelo Sindicato, mas que não querem pedir demissão pela perda de suas verbas rescisórias, como aviso prévio, fundo de garantia e seguro desemprego, foi proposto pela empresa que será pago, alem das verbas rescisórias, mais um salário para o empregado./ Para o assessor jurídico do Sindicato, esta hipótese é boa porque aqueles que realmente querem tomar outros rumos, teriam um salário adicional, alem das verbas rescisórias e o empregado não precisa pedir demissão e a empresa desligaria, chamado de plano de desligamento incentivado./ Para os demais, de acordo com DR. FERNANDO, especialmente para os setores de produção, e John Deere está propondo uma suspensão do contrato de trabalho, dependendo de homologação do Sindicato por assembleia e do Ministério do Trabalho./ Segundo o advogado, isso significaria que durante um determinado período, que nesse caso são cinco meses, os empregados terão que comparecer ao trabalho, mas não para trabalhar, mas sim para fazer cursos de aperfeiçoamentos de atualização com empresas contratadas pela John Deere./ Neste período, conforme DR. FERNANDO, os empregados não terão os valores de férias, 13º e FGTS, computados no contrato de trabalho, e a empresa garante o pagamento do salário, com o Ministério do Trabalho pagando o valor equivalente ao seguro desemprego./ DR. FERNANDO explicou que na prática, os empregados terão seu ganho nominal de salários pelo valor líquido neste período e quando voltam a empresa estaria voltando a produzir, não necessitando demitir estas pessoas, porem em nenhum momento a empresa garantiu que não vai demitir os metalúrgicos na volta./ Mas, segundo DR. FERNANDO, se a empresa despedir na volta, ela terá que pagar tambem o salário adicional./ Disse que todos estes aspectos dependem da aprovação pela assembleia desta terça-feira, a partir das 14 horas./ Com relação ao período de férias coletivas, que é quando todos os empregados recebem seus salários acrescidos de 1/3, DR. FERNANDO disse que não tem esta possibilidade neste momento na empresa John Deere./ Já o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina, IRINEU SCHONINGER, disse ao Departamento de Jornalismo que há esta possibilidade e o assunto será levantado na assembleia de logo mais./ Em contato mantido com a empresa John Deere, que não quis se pronunciar sobre o assunto./ Resta agora, para nós da imprensa e aos metalúrgicos, aguardarmos as definições que serão tomadas na assembleia de hoje a tarde, e amanhã no Jornal Vera Cruz 1ª Edição, estaremos trazendo as medidas que serão tomadas, com a participação do presidente do Sindicato, IRINEU SCHONINGER./

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Técnicos resgatam a história e a marca da dupla GRENAL


Assim como fez o Grêmio no ano passado, o Inter segue a receita contratando um ídolo do clube para assumir o comando técnico da equipe. Falcão será apresentado no Beira-Rio nesta segunda-feira. O presidente do Grêmio Paulo Odone afirmou que o Renato é o maior atleta, o maior ídolo do Grêmio. As imagens que temos no Memorial, com o título mundial, uma coisa quase mágica, e pelos pés do Renato, disse ele. Isso ficou inesquecível. Se diz muito que é um perigo trazer um ídolo porque depois não tem como demitir. Perigo de frustração. O mesmo efeito que causou na torcida do Grêmio a chegada de Renato ao clube ocorre agora no Beira-Rio com Falcão. Os colorados estão entusiasmados com a figura do ídolo, que retorna para dar uma outra cara ao time, uma outra motivação. Nessa semana, Falcão também terá uma reunião com o diretor de marketing do Inter, Jorge Avancini. A ideia é lançar produtos com a marca Falcão, entre eles, uma camiseta retrô alusiva ao tricampeonato invicto de 1979, um boneco miniatura, além de fazer do novo técnico o garoto-propaganda da nova campanha de sócios do clube. O projeto do Inter é atingir 200 mil sócios até 2015 – hoje são 106 mil.
— É jogador extrematamente identificado com a torcida, talvez o maior que passou por aqui. Para o marketing é fantástico, um grande produto, uma pessoa que tem uma experiência fora de campo na área de comunicação durante muito tempo, e entende a importância do marketing — disse Jorge Avancini.

Prefeito de Dr. Mauricio Cardoso Marino Polo é o novo presidente da Associação dos Municípios da região do Grande Santa Rosa

O Prefeito de Dr. Mauricio Cardoso, MARINO JOSÉ POLO, é o novo Presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa. Ele eleito durante a assembleia da entidade, realizada na ultima sexta-feira dia 08, em Santo Cristo. Na oportunidade a reportagem da Rádio Vera Cruz se fez presente e conversou com o novo presidente, que salientou que assumiu mais este compromisso, após ser apoiado por todos os prefeitos dos 20 municípios que fazem parte da Associação. Segundo MARINO, dentre tantos problemas regionais espera poder conduzir o grupo de prefeitos, para que o pensamento seja de melhorar a região, que a política na Grande Santa Rosa possa trazer fortalecimento para as instituições públicas e que possam todos caminhar em direção de uma comunidade regional cada vez mais forte e mais organizada. MARINO disse que tem algumas intenções a frente da Associação, valorizado o vice-presidente, o secretário e o tesoureiro, com a apresentação de uma pauta de sugestões, que uma vez discutida dentro da diretoria da entidade, será levada para que todos os demais prefeitos conheçam a intenção e filosofia de trabalho, para a partir daí abrir a toda comunidade, porque quer que desde o inicio o processo seja de soma e de agregação de todas as lideranças da região. A próxima assembleia será realizada em Três de Maio, durante a Expofeira.

domingo, 10 de abril de 2011

Vereador Pestana admite em entrevista à imprensa de que se não tivesse ocorrido repercussão na imprensa, não teria devolvido as diárias

A Polêmica e contraditória explicação do Vereador Gerson de Moura, o Pestana, do PDT, após seu retorno de SC, onde no final de fevereiro fez curso de Corretor de Imóveis no mesmo período em que participava de um Congresso de Legislativos, parece que ainda não convenceu a população. Após conceder entrevistas de forma contraditórias ao Jornal Vera Cruz 1ª Edição, e depois admitir que se equivocou a afirmar que o curso de corretor de imóveis foi feito a noite, pois ocorreu durante o dia depois do curso de legislativos, segundo o vereador, ele foi enfático ao declarar na sexta feira em entrevista ao Jornal Novo Horizonte, que se não fosse a repercussão do fato na imprensa, não teria devolvido às diárias. Confira a entrevista concedida ao Jornal Novo Horizonte:
Vereador Gérson de Moura: “Existem pessoas do governo tentando me atingir e instigando alguns órgãos de imprensa a vasculhar a minha vida”
O vereador Gérson de Moura devolveu nessa semana aos cofres públicos o valor de R$ 1.575,00, correspondente as diárias de sua viagem a Chapecó. Após se contradizer em entrevistas a uma emissora de Rádio, Gérson concede entrevista ao NH dando a versão dele sobre os fatos.
NH: Vereador, a sua ida para Chapecó para participar de um congresso para inovações no Parlamento Municipal e paralelamente a participação de curso de corretor de imóveis está gerando muita polêmica na comunidade. O que o senhor tem a dizer sobre isso?
Gérson: Realmente minhas declarações ficaram mal esclarecidas, mas não cometemos nenhuma ilegalidade, pois nos cabe dentro da lei fazer o curso do legislativo e depois do horário desse curso, o vereador pode fazer o curso que quiser ou participar de outra atividade. Tenho sim afirmado e afirmo novamente que fiz o curso integral do legislativo, e o curso de corretor fiz uma prova na quarta-feira de manhã às 11 horas, durante o intervalo do curso do legislativo e na quinta-feira à tarde, que não havia curso do legislativo. Eu utilizei toda à tarde para fazer três provas. E isso está bem claro conforme minha lista de presença, mas tem emissora de rádio e jornais querendo me atingir, criar um fato inexistente, o qual eu tenho provado conforme minha prestação de contas junto ao executivo municipal.
NH: Porque o senhor fez as devoluções das diárias correspondentes a essa viagem?
Gérson: Fiz a devolução das diárias para comprovar, esclarecer a toda a comunidade, que o meu objetivo da viagem foi o de buscar o conhecimento, o aperfeiçoamento através do curso, não foi financeiro, não foi em busca de diárias, mas sim em busca de qualificação.
NH: Com as devoluções das diárias, o senhor não está assumindo o seu erro, se condenando a si próprio?
Gérson: Na minha avaliação não. Na minha avaliação estou fazendo um ato moralista, porque a comunidade esperava por isso. Fiz a devolução para moralizar o fato, para que acabem as especulações, mas quero deixar bem claro, que as portas do judiciário estão abertas para que possa ser feita alguma investigação.
NH: Se não houvesse essa repercussão na imprensa sobre as diárias, o senhor teria devolvido o valor das diárias mesmo assim?
Gérson: Provavelmente não. Eu sei que estou sendo perseguido politicamente, existem pessoas do governo tentando me atingir e instigando alguns órgãos de imprensa a vasculhar a minha vida, a varrer meus passos para tentar encontrar algo para me atingir. Por isso, como esse fato teve tanta repercussão é que decidimos então a fazer a devolução das diárias. Mas quero dizer, é muita coincidência a divulgação desses fatos no momento em que eu apresento projetos de lei que tem dado certo desconforto para a administração municipal.
NH: A realização do curso legislativo com as provas para corretor de imóveis foi uma coincidência acontecer na mesma semana?
Gérson: Na verdade foi uma coincidência. Eu havia feito a inscrição do curso de corretor via telefone. Como eu fui fazer o curso do legislativo em Chapecó, levei minha documentação no IBREP na terça-feira à tarde, quando me informaram que poderia fazer as provas naquela semana, haja visto que a inscrição eu já tinha feito há mais de 30 dias.
NH: Na primeira entrevista que você deu para a Rádio Vera Cruz no seu regresso de Chapecó, o senhor disse que a prova para corretor de imóveis tinha realizado pela parte da noite. O senhor acabou se enganando no horário, o que houve?
Gérson: Acho que eu estava meio ansioso para dar a resposta, pela publicidade que se deu aos fatos. O que talvez não ficou bem esclarecido, é que em outras oportunidades eu fiz um curso de RH, por exemplo, das 7 as 10 da noite, quando o horário é livre para o vereador. Eu admito o erro na informação, porque eu acabei confirmando na entrevista, porque eu estava meio entusiasmado para dar a resposta à altura do que a mídia tinha colocado, porque eu fui alvo de um julgamento precipitado.
NH: Como o senhor vê essa rejeição que há na comunidade em relação às diárias que os vereadores fazem?
Gérson: Eu faço a seguinte avaliação. O vereador tem que ser responsável pela suas diárias. Quando se tratar de um curso de relevante interesse público, eu não vejo como um desperdício, eu vejo como um investimento, porque as leis mudam todos os dias. Eu acho que as diárias é um mal necessário. Cabe ao vereador o direito desse benefício, mas acho que têm que usar com responsabilidade, eu sempre defendi isso, eu não sou contra as diárias, mas sou contra viajar exclusivamente pensando na sobra que vai ter, porque você não gasta todo o valor das diárias a não ser que você queira.
No entanto, é curioso o vereador citar que existem pessoas do governo instingando órgãos de imprensa para lhe atingir, pois ele mesmo confessou que não devolveria as diárias se não fosse a repercussão na imprensa, bem como admitiu que se equivocou a falar que o curso foi a noite.

Café com Idéias contou com a participação do vereador VILSINHO

O Café com Idéias da última sexta feira dia 08, contou com a participação do vereador VILSON ANTUNES RODRIGUES, o VILSINHO. Para ele, uma obra importante para o desenvolvimento de Horizontina é a obra do anel viário, que deveria ter acontecido há muitos anos. Na sua opinião é uma falta de respeito com a empresa John Deere, que emprega de dois a três mil funcionários, fabricando para o Brasil e o mundo. VILSINHO disse que o governo que antecedeu a atual administração, não deu continuidade o projeto e o governo de agora retomou e trabalhou este projeto, que nunca teve tão perto de ser concretizada esta obra, mas com a transição no estado, foi novamente paralisada. VILSINHO salientou ainda que é preciso que mais empresas se instalem no município, para que os jovens horizontinenses tenham aonde aplicar a mão-de-obra, que aqui é qualificada.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Vereador Gerson de Moura do PDT, “o Pestana”, admite que se equivocou ao afirmar que o curso realizado na UNOESC foi a noite

Depois da polêmica sobre o horário do Congresso de Legislativos Municipais e o de Corretor de Imóveis realizado no final de fevereiro em Chapecó SC, pelo vereador Gerson de Moura, ele deu algumas declarações consideradas contraditórias. No dia 03 de março, em entrevista ao Jornal Vera Cruz 1.ª Edição pela Rádio Vera Cruz, “Pestana” teria afirmado que o Congresso de Legislativos foi realizado durante o horário de expediente e o Curso de Corretor de Imóveis, a noite das 7 às 10 da noite. No entanto, após contato com os promotores do Curso de Corretor de Imóveis, obtivemos a informação de que o referido curso era realizado durante o dia no horário de expediente. Com isto, após a divulgação desta informação, o vereador retornou à emissora para explicar a situação e afirmou que o curso teria sido realizado após o horário do outro curso e não após o horário de expediente. Sendo assim, houve uma contradição com as afirmações feitas pelo vereador na primeira explicação dada justificando o horário dos cursos. Durante esta semana, o vereador informou que estaria devolvendo as diárias no valor de R$ 1.575,00 que havia recebido para participar do curso de Legislativos. Na manhã desta quinta feira dia 7, o vereador Gerson de Moura admitiu em entrevista à Rádio Vera Cruz, que se precipitou ao afirmar que o curso teria sido realizado a noite. Ele afirmou que se equivocou ao informar o horário, pois os dois cursos eram durante o dia. Pestana disse no entanto, que o de Corretor de Imóveis foi após o término do Congresso de Legisladores. Gerson de Moura viajou à Chapecó sozinho com o automóvel da Câmara de Vereadores e diárias para participar do referido Congresso.

Prefeito do PP será o novo presidente da Associação dos Municípios da região

Será nesta sexta-feira a assembleia para eleger a nova diretoria da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa./ De acordo com o atual presidente, prefeito NERCI JOSÉ AMES, o encontro será realizado a partir das 14 horas, em Santo Cristo, durante a 5ª Expoagro./ Conforme NERCI, deverá assumir a entidade um prefeito do partido Progressista, que tem em sua sigla os prefeitos de Três de Maio, OLIVIO CASALI, de Dr. Mauricio Cardoso, MARINO POLO, de Tuparendi, OLAVO PAWLAK, de Alegria, IDALCIR SANTI, de Tucunduva, MATEUS BUSANELO e de Horizontina, IRINEU COLATO./ No primeiro ano, em 2009, foi presidente da Associação, o prefeito de Santa Rosa ORLANDO DESCONSI, do PT./ Ano passado até o momento o cargo ficou por conta do PMDB, através do prefeito de Alecrim, NERCI JOSÉ AMES./ Agora será eleito um prefeito do Partido progressista e no ultimo ano, a entidade será comandada por um prefeito do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro./

"Café com Idéias" contou com a participação do Professor Oldair Bianchi

O Café com Idéias de hoje contou com a participação do Presidente do PSB de Horizontina, professor OLDAIR BIANCHI./ Para BIANCHI, um dos principais pontos para atrair público é pela educação./ Segundo o professor, hoje aproximadamente 800 estudantes saem de Horizontina para se aperfeiçoar e um valor de R$ 50 mil é gasto para cada curso, significando que em cinco anos, quando se forma, ele girou em torno de R$ 45 milhões./ BIANCHI disse que vai sempre defender que o caminho é incentivar o estudo, salientando que tem no município, a Fahor que tem curso superior, e é preciso buscar uma parceria maior, incentivar a faculdade para oferecer mais cursos, e a medida que isso acontece, atrai mais alunos e estas pessoas começam a circular em Horizontina./ Tambem, de acordo com o professor, é preciso buscar mais cursos técnicos, como é o caso do Colégio Albino Fantin, que está disponibilizando o Curso de Administração./ BIANCHI foi mais longe na sua avaliação, dizendo que se as instituições de ensino não conseguirem atender e fazer este movimento, o próprio município deveria buscar uma instituição de ensino superior municipal./ OLDAIR BIANCHI expôs que no Rio Grande do Sul não tem nenhuma instituição municipal, mas que em Santa Catarina tem 94./ No seu entender, o desenvolvimento passa pela educação, fazendo uma parceria maior com as instituições particulares que existem no município, desafiando as escolas estaduais, como o caso do Farroupilha, que tem uma excelente estrutura para uma escola técnica./

PSB também poderá ter candidato a Prefeito de Horizontina em 2012

O PSB de Horizontina poderá ter candidato a prefeito nas eleições de 2012./ De acordo com o presidente do Partido Socialista Brasileiro, OLDAIR BIANCHI, o nome não precisa ser exatamente o seu, mas que o PSB vem trabalhando, inclusive com a realização esta semana de duas reuniões tratando do assunto./ Para BIANCHI, o Partido é do tamanho que se sonha, pois se sonhar de estar sempre junto, apoiando um partido, estarão sempre apoiando e na medida que começar a pensar e perder a vergonha, o medo e colocar os projetos e pensamentos a prova da comunidade, começa a ser o mentor de projetos, pois caso contrario, o PSB sempre estará carregando o piano para os outros tocar./

quarta-feira, 6 de abril de 2011

"Café com Idéias" contou com participação do professor NILDO HICKMANN

O Café com Idéias de hoje contou com a participação do professor NILDO HICKMANN./ Na visão do professor, o poder público deve ser o puxador da discussão para o desenvolvimento, com a classe empresarial e com as demais categorias, como as industrias, sendo elas grandes ou pequenas, tem que fazer a discussão e o trabalho em conjunto./ Conforme NILDO, Horizontina por vários anos tem perdido esta oportunidade, com o Poder Público de um lado, a Aciap de outro, Igrejas e escola noutro, e não se consegue fazer esta discussão./ NILDO disse que já tem colocado em outros momentos, que tudo depende de quem coordena estes trabalhos, como o prefeito, os secretários, quem está a frente de qualquer instituição ou qualquer entidade, precisa ser o coordenador e não pode ser o centralizador./ Para NILDO, o município perdeu algumas oportunidades, com algumas frustrações que a própria municipalidade tem perdido com relação a alguns processos políticos que já aconteceram, algumas disputas ferrenhas e isso, no seu entender, não poderia acontecer./ Segundo o professor, as diferenças políticas partidárias tem que acontecer, mas para somar forças e na sua avaliação, Horizontina tem um grande potencial, mas o que falta é a busca de recursos em diversos Ministérios, porque o governo federal tem dito que recursos tem, o que precisa é projetos./

NILDO HICKMANN confirma intenção de concorrer a Prefeito de Horizontina ano que vem

Com as eleições de 2012, os nomes para disputar o Executivo Municipal estão surgindo./ Na manhã de hoje o professor NILDON HICKMANN, ao participar do Jornal Vera Cruz 1ª Edição disse que após 25 anos de trabalho no município, o seu nome está surgindo com força para ser o candidato do PT a prefeito de Horizontina./ Na ultima eleição ao pleito municipal, NILDO foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por MARCOS AURELIO SCHNEIDER, o BUDA, do PPS./ Para a eleição de 2012, o professor disse que seu nome é unanimidade dentro do Partido dos Trabalhadores./

terça-feira, 5 de abril de 2011

BUDA confirma que será candidato à prefeito de Horizontina em 2012

Eu tenho certeza e penso nisso, que uma nova energia, uma nova visão administrativa, um comportamento de menos disputa política de forma a potencializar o crescimento, é o que tem que surgir na próxima eleição. A analise foi feita pelo ex-candidato a prefeito pelo PPS de Horizontina, o empresário MARCOS AURELIO SCHNEIDER, ao participar do Jornal Vera Cruz 1ª Edição. BUDA disse que seu projeto é para ser prefeito de Horizontina, respeitando a todos, não passando por cima de ninguém e quando foi discutida a aliança com o PV e o PT, foi deixado bem claro o que queria. O empresário disse que nós precisamos de uma energia diferente, de uma capacidade administrativa pública de forma diferente. Para ele, o eleitor tem que perceber que o voto não está mais direcionado a questão partidária, que é muito importante, mas tem que apostar nas pessoas. BUDA salientou que respeita os ex-prefeitos e o prefeito, pois todos fizeram a sua parte, e foi louvável o que fizeram, mas chega num momento que a comunidade não pode mais pertencer a alguns aspectos de tipos de escolhas como vem acontecendo, se tornando um ciclo das mesmas pessoas, e daí aquela energia de criar um diferencial na região toda, acaba não acontecendo. Aí é preciso ficar escutando que o prefeito de Dr. Mauricio Cardoso fala se tivesse a receita de Horizontina fazia o Rio Uruguai correr ao contrario, que o município de Nova Candelária é muito mais organizado que Horizontina. BUDA disse que perdeu as ultimas eleições por detalhes e que seria muito importante e hoje tem uma dificuldade enorme de manter este posicionamento, afirmando que é candidato a próxima eleição, porque tinha uma organização com 66 funcionários, hoje tem uma organização que tem quase 130 funcionários e tem uma industria que tem mais 20 funcionários, sendo momento diferente e isso deve ser respeitado e como o eleitor tambem precisa respeitar este momento novo, de passar por algumas questões, de ser sempre do partido tal e votar sempre no partido tal, e é preciso votar na pessoa. Para ele, o eleitor tem que ter um comprometimento maior e analisar cada candidato, olhar seu perfil, olhar sua capacidade, o que tem feito na comunidade e apostar no novo. BUDA acredita que terá candidaturas novas, e ele tem a certeza que o seu envolvimento na eleição passada e a forma como o PPS, PT e PV construíram uma discussão de campanha política e demonstraram na prática nos 90 dias de campanha, foi um exemplo, porque se tinha a preocupação maior de respeitar os eleitores de uma forma diferente, e era isso que seria feito no momento que tivesse no governo, pena que não deu, são quatro anos que está tendo uma situação de governo municipal que já é conhecida, que tem se dedicado, discutido e tentado fazer pelo melhor, só que muitas vezes com o tempo, esta conjuntura política vai amarrando e deixando o processo numa inércia que não é o que a comunidade gostaria.

"Café com Idéias" contou com participação do presidente do PT

Teve prosseguimento no Jornal Vera Cruz 1ª Edição desta terça-feira, o Café com Idéias, que contou com a presença do Presidente do Partido dos Trabalhadores de Horizontina. Para o vereador DARCI NAPIVOSKI, o desenvolvimento deve estar em plena discussão, porque o assunto relaciona com toda a comunidade, com o empresário e com as entidades. Conforme DARCI, cada pessoa pensa de uma forma o desenvolvimento e muitas vezes o que cada organização discute e pensa, é parte de um todo e ai se tem ações de governos (federal, estadual e municipal), que definem medidas, leis e recursos para determinadas áreas. DARCI disse que muitas vezes acaba acontecendo é de que se discute, como ocorreu no passado do Plano Estratégico, que acabou sendo engavetado e agora há poucos anos foi repetido isso, que tambem teve o documento guardado. No seu entender está faltando visão e sintonia para o desenvolvimento, que acaba acontecendo em parte.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

EXCLUSIVO:Vereador Pestana se contradiz ao tentar explicar cursos em SC


O vereador Gerson de Moura, o "Pestana" do PDT de Horizontina, participou de curso em Chapecó SC, no final de fevereiro deste ano. Pestana viajou sozinho para SC com diárias e o veículo da Câmara de Vereadores. Após seu deslocamento, houve a informação de que ele iria participar de forma simultânea do Congresso de Legislativos Municipais e de um Curso particular para Corretor de Imóveis na UNOESC. Após seu retorno, em entrevista ao Jornal Vera Cruz 1ª Edição, no dia 03 de março, Gerson de Mora foi enfático ao ser questionado se confirmava a informação de que teria participado também de um curso de corretor de imóveis no mesmo período:"confirmo sim esta informação, pois sempre que participo de qualquer curso fora, procuro me especializar e me preparar para o futuro, pois já fiz vários cursos. Enquanto alguns vão tomar cerveja a noite eu procuro fazer algum curso", frisou. O vereador inclusive afirmou o horário que foi o curso de corretor de imóveis:"nao tem como sair de um curso e ir para o outro, porque o Curso de Corretor de Imóveis eu fiz na UNOESC no horário das 7 às 10 horas da noite", disse ele. Em contato mantido com os instrutores do referido Curso de Corretor de Imóveis em SC, obtivemos a informação de que o curso é ministrado somente em horario de expediente, ou seja, durante o dia. Com isto,o vereador Gerson ao conceder novamente entrevista sobre o assunto, tentou justificar de outra forma o que havia dito na primeira entrevista, mas acabou se contradizendo:"nao falei que o curso era a noite, eu disse que era depois do horário, mas do horário do Curso de legislativo e não depois do horário de expediente", afirmou o vereador. No entanto, ficou clara a contradição do vereador, uma vez que foi reproduzida a entrevista concedida dia 3 de março, na qual ele cita que realizou um Curso de dia e outro a noite.É importante frisar que o vereador viajou com diárias e veiculo da câmara, para realizar Curso do Legislativo e não de ordem particular no mesmo horário como ocorreu. O uso de dinheiro público em benefício próprio, pode ser caracterizado como improbidade administrativa.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

"Café com Idéias" contou com a presença de CLAUDIOMIRO REIS do Sebrae

O Café com Idéias teve prosseguimento hoje com a presença do Gestor de Projetos do Sebrae, CLAUDIOMIRO REIS, que esteve palestrando ontem no Fique Por Dentro da Aciap. Segundo CLAUDIOMIRO na caminhada do Sebrae pode verificar que muitas das ações não acontece as vezes por falta de informações e o órgão como trabalha especificamente com este público, que são as micro e pequenas empresas, tem a proposta de fomentar o empreendedorismo e desenvolver estas micro e pequenas empresas. CLAUDIOMIRO disse que o assunto abordado ontem, no evento da Aciap, foi na proposição de trazer informação do que esta lei das micro e pequenas empresas, como empresários e municípios podem estar usufruindo de algumas prerrogativas desta Lei. No encontro, ele tentou repassar um pouco do conteúdo, não de uma forma tão técnica, mas objetiva do que é a Lei, quais são os benefícios e como estes benefícios podem ser trazidos em âmbito municipal. CLAUDIOMIRO salientou que consequentemente estando desenvolvendo o município, estará abrangendo tambem os municípios circunvizinhos. Hoje, de acordo com o gestor, 93% são micro e pequenas empresas a nível nacional, e em 2006, o governo federal abriu um estatuto para este público, dando vários favorecimentos, chamando atenção e sendo bastante discutido, é com relação as compras governamentais.

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Sou Locutor de Rádio...Bacharel em Direito... Sou apaixonado pela minha profissão...Gosto muito de notícias, informações de todos os gêneros e de me comunicar com as pessoas.