quinta-feira, 22 de março de 2012

Horizontina é destaque em estudo que avalia a qualidade da gestão pública

Horizontina mais uma vez é destaque no estado em pesquisa que avalia os municípios. Além de ocupar a 9ª posição no estado no índice de desenvolvimento municipal, recentemente a FIRJAN - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro divulgou o resultado de um estudo que avaliou a qualidade da gestão pública em 5.266 municípios do país. Deste total, entre os 500 melhores do Brasil, 138 são do Rio Grande do Sul, a maior proporção entre os estados brasileiros, sendo que Horizontina ocupa a 48ª posição no estado com conceito de boa gestão. Nos 22 municípios da Região do Grande Santa Rosa, Horizontina foi o melhor colocado, seguido por Porto Lucena, na 84ª posição.

Os especialistas verificaram como os gestores municipais lidam com o dinheiro público analisando 5 itens com base em dados oficiais da Secretaria do Tesouro Nacional: capacidade de gerar receitas, próprias, os gastos com pessoal (em prefeituras e Câmaras), a carga de investimentos, os custos da dívida e a liquidez (restos a pagar). Segundo o gerente de estudos econômicos da Firjan, Guilherme Mercês, os municípios destacaram-se por honrar as despesas programadas, respeitar a Lei da Responsabilidade Fiscal e aplicar mais em obras e serviços.

O Prefeito Irineu Colato, disse que recebeu o resultado com muita alegria: “Estamos muito felizes por novamente ocuparmos as primeiras colocações no estado, a exemplo do IDM e de outro estudo que avaliou a capacidade dos municípios gerenciarem as crises, no qual ficamos entre os melhores do Rio Grande do Sul. Na nossa região, ficamos em primeiro lugar, e são indicadores incontestáveis, deixando claro que a gestão pública de Horizontina vai bem, os recursos estão sendo bem administrados e geridos e que atendem a legislação vigente”, enfatizou Colato, satisfeito pelo mérito do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Sou Locutor de Rádio...Bacharel em Direito... Sou apaixonado pela minha profissão...Gosto muito de notícias, informações de todos os gêneros e de me comunicar com as pessoas.